quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Capoeira Angola, o que é?
Eu poderia dizer que é a arte da mandinga!... mas e você o que diria?
Mestre Pastinha nos diz nesse manuscrito:
" A capoeira é a luta das lutas. A capoeira é a segunda luta ? Porque a primeira é a dos caboclos, e os africanos juntou-se com a dança, partes do batuque e parte do candobrê, procuraram sua modaliadde. Em cada fregrisia um africano com uma responsabilidade de ensinar, para fazer dela sua arma contra o seu persiguidor, se comunicavam no cantos inprovisados dançava e cantava, inredos inventava, truques, piculas, para dar volta no corpo, esconder o chicote, inventando miseria, o corpo todo faz mizerêr, cabeça, mão, pernas, e só consegue com manhas. E o meu mestre bom, eu aprendi na rua da Laranjeira, e lecionei na rua Sta. Izabel em 1910 a 1912, quando eu abandoei a capoeira, e voltei, em 1941, para organizar o centro de capoeira, o 1o. na Bahia. Na escola de Aprendiz Marinheiro da Bahia eu era o 110, e lecionei os meus camaradas de 1902 a 1909, bom tempo. hoje á uma academia, é a primeira de angola..."
Na foto Mestre Pastinha ensinando capoeira angola a duas garotas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Capoeira Angola pra mim é jogo, é Luta, é dança, é teatro e é filosofia com fundamento! É fundamental para o processo de re-encontro com identidade afro-brasileira! Pastinha diria que ela é doce e é violenta!
ResponderExcluirVem de Angola como N'golo, mas se faz capoeira angola no meio do povo!
asè e parabéns Mestre Jorge Ferreira pela seriedade no trabalho e pela sua autenticidade!
asè
A enciclopédia livre da net Winkipédia diz:
ResponderExcluirCapoeira de Angola ou somente Angola é o estilo de capoeira mais próximo de como os negros escravos jogavam a capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, porém rápida, movimentos furtivos executados perto do solo, como em cima, ela enfatiza as tradições da capoeira, que em sua raiz está ligada aos rituais afro-brasileiros, caracterizados pelo candomblé. Sua música é cadenciada, orgânica e ritualizada e o correto é estar sempre acompanhada por uma bateria completa de oito instrumentos, chamada de bateria de Angola.[1]
É uma manifestação da cultura popular brasileira onde coexistem aspectos normalmente compreendidos de forma segmentada pela cultura que se fez oficial, como o jogo, a dança, a mímica, a luta e a ancestralidade, unidos de forma coesa, simples e sintética. Possui suas origens em elementos da cultura de várias matizes de povos africanos que foram escravizados e mantidos em cativeiro no Brasil no século XIX, sincretizados com elementos de culturas nativas (povos indígenas) e de origem européia.
O que poderíamos dizer mais? Estamos aguardando sua versão da história...